Armário cápsula: vista-se bem gastando pouco

em 11/03/2019

Para quem não sabe do que se trata, o armário cápsula é aquele que contém apenas as peças que realmente usamos, isto é, todas as peças foram pensadas para combinarem entre si e com o nosso estilo pessoal.

Este pode ser montado de acordo com algum critério, ou tema como: roupas de trabalho, roupas para determinada estação, casual, ou sofisticado. Esse tipo de armário é muito usado por pessoas que possuem um estilo de vida minimalista, principalmente pelo fato deste ser versátil, prático e, uma maneira de repensar a nossa relação com as roupas e automaticamente consumir de forma consciente. 

Veja também:

A principal proposta do Armário Cápsula é que você tenha um guarda-roupa compacto e otimizado, com peças certeiras que possibilitem desenvolver uma série de combinações entre si.


Vantagens do Armário Cápsula

Dentre as inúmeras vantagens de aderir ao armário cápsula estão:

  1. - Organização;
  2. - Praticidade para escolher looks;
  3. - Possibilidade de fazer várias combinações com uma mesma peça;
  4. - Clareza na hora de fazer novas compras.
  5. - Economia.

Manter o guarda-roupa organizado de forma compacta, faz com que você tenha uma maior clareza das peças que mantém dentro dele, o que faz com que você saiba sempre o que precisa comprar. Isto é, quando você sabe exatamente o que tem, quais as variações de combinações você consegue fazer com o que tem, você vai comprar peças novas já pensando nas possíveis novas combinações. Isso faz com que você não gaste com peças desnecessárias e pense bem antes de comprar algo.



Como montar o armário cápsula

O primeiro passo para montar um armário cápsula é o autoconhecimento. Pois, você precisa identificar quais são suas preferências de modelagens, materiais, cores, você precisar descobrir o seu estilo pessoal.

Quando você passa a se conhecer, fica mais fácil entender quais são suas necessidades, quais peças você deve manter em seu guarda-roupa, quais realmente não tem muito a ver com você.

Se você achar esse processo complicado você pode optar por contratar uma consultora de imagem. Essa profissional era lhe ajudar com o passo a passo dessa etapa.


Livre-se das peças que você não usa

Como mencionei anteriormente, a principal ideia de manter um armário cápsula é manter somente as peças que você usa e combinam entre si. Então, o segundo passo é se livrar das roupas que você não usa.

Lembre-se, na maioria das vezes ter muitas peças no armário atrapalha na hora de se vestir, porque isso impede que você consiga visualizar todas as suas roupas e pensar em todas as possíveis combinações que pode fazer.

Desapegue. Isso vai te fazer bem!

Busque referências de combinações

Nesse passo, o Pinterest pode ser um ótimo aliado. Buscar referências de combinações pode te ajudar muito na hora de organizar o guarda-roupa. Por exemplo, se você gosta de blazer, busque referências de combinações com blazer.

Separe aquelas composições que te agradam, análise as peças e veja o que você tem em seu guarda-roupa e o que você precisaria comprar (aí já vai fazendo uma lista de compras). Outra dica é fazer uma lista com todas as combinações possíveis do seu guarda-roupa. Exemplo:

Peça Blazer Preto:

1) Blazer preto com t-shirt branca básica, calça jeans escura e tênis.
2) Blazer preto com blusa de seda branca, calça alfaiataria preta e scarpin.

Isso permitirá que você tenha uma maior noção e clareza de todas as composições possíveis com as peças que você tem no seu guarda-roupa.


Essas foram algumas dicas de como montar o seu armário cápsula! Se precisar de alguma ajuda, pode me contatar via instagram. Espero que tenha gostado do post! Grande beijo e até a próxima, Franci.

Um comentário , comente também!