Site seguro: como ativar no Blogger

em 01/12/2018

Recentemente ao acessar o meu site, junto ao domínio estava aparecendo escrito "não seguro" e isso estava me incomodando bastante, pois desde que comecei a mudar o layout para uma versão responsiva, estudar e tentar melhorar o Seo do blog, isso podia ser algo que viria afetar o desempenho do meu site no ranqueamento do Google. 


Pesquisando aqui e ali, descobri que Google tem exigido que os sites usem certificados SSL, até mesmo os blogs. Ou seja, é necessário alterar o endereço padrão do blog para o modelo HTTPS. Atualmente os sites dos blogs são modelo HTTP e esta mudança seria para fazer com que todos migrassem para o HTTPS. Quem são sabe do que trata, o termo HTTP é tipo um protocolo de navegação da internet e apesar deste ter sido bem popular por muito tempo, ele não é considerado seguro, por isso a necessidade da mudança. O HTTPS por contar com criptografia, aumenta a segurança e protege a troca de informação entre usuários e site.


Então pesquisando um pouco mais, descobri que sim, o Google está se esforçando para aumentar a adesão ao uso do HTTPS, assim sendo, o uso deste pode influenciar no ranqueamento nos resultados de pesquisas. Para saber mais, clique aqui. Como vi que muitas pessoas que me acompanham possuem site no blogger e essa mensagem está aparecendo no domínio da maioria, resolvi trazer aqui um breve tutorial, para fazer a alteração que é bem simples para quem possui blogger.

1. Primeiro passo

Acesse seu site na plataforma blogger e vá até configurações.


2. Segundo passo

Se o seu domínio é nativo do blogger (blogspot.com) você só precisará ir em HTTPS e em Redirecionamento para HTTPS alterar para Sim.


3. Terceiro passo

Se você possui domínio próprio será necessário primeiro verificar a disponibilidade de HTTPS, logo, neste campo você irá alterar para Sim e aguardará a verificação, o que leva em torno de uns dez minutos. Assim que verificado, se estiver ok é só alterar o redirecionamento para HTTPS. 


E era isso, simples né? Mas agora o site seguro está ativo! Espero que o post tenha contribuído de alguma forma para você. Gostou desse post, gostaria de ver mais dicas assim por aqui? Me conta nos comentários. Grande beijo e até a próxima, Franci.

12 comentários , comente também!

  1. Olha só, que ótima dica!
    Acho que ainda não tinha ativado essa opção, mas vou fazer isso agora mesmo.
    Obrigada!! :D

    Rê | Rivière du Souvenir

    ResponderExcluir
  2. Eu também ficava incomodada quando aparecia não seguro no meu blog.
    Minha postou em um grupo que estamos ensinando e eu coloquei.
    Achei muito legal tu postar essa dica, pois muita gente não sabe.

    Beijos

    Camila Por Aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vejo muitos blogs que acesso. Fico feliz que tenha gostado do post. :)

      Excluir
  3. Ai que dica ótima! Não sabia que dava para mudar direto no Blogger. Vou fazer o teste!

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  4. OOi, o meu blog já está assim, mas aqui continua dizendo que o blog está misto e eu não sei como resolver isso.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jenni! Isso pode acontecer se você estiver usando algum gadget que não seja do google. Sugiro dar uma olhada nesse post do blogger, para tentar corrigir. https://support.google.com/blogger/answer/6286127?hl=pt-BR

      Excluir
  5. Eu ja havia mudado o meu pq esse aviso vermelhinho tbm me incomodava muito rsrs
    Melhor ainda saber que isso pode mudar o rankeamento no google ^^

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não tinha ativado ainda, as vezes o meu também dava esse erro <3. Obrigada por compartilhar com a gente, me ajudou e acredito que vai ajudar outras também.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha sido útil pra ti, Carol! Assim espero também. :)

      Excluir