Hábitos para vencer o cansaço

em 08/06/2015

Foto: imagens google.

Olá, tudo bem com vocês?
Pesquisa do Ibope mostra que 98% dos brasileiros andam se sentindo exaustos. Então eu separei alguns conselhos de especialistas para quem quer escapar do cansaço.

1. Desligue as luzes e os gadgets
"Apesar de ser a nossa principal arma de combate à fadiga, não estamos levando o ato de dormir tão a sério como deveríamos", alerta a biomédica Monica Andersen, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo um estudo da instituição, 70% das pessoas que moram em grandes cidades se queixam de sono ruim. Uma das principais explicações é que a vida de hoje tem muitos elementos excitantes, capazes de atrapalhar nosso descanso, como televisão, computador, celular e tablet. Em prol da qualidade do sono, o ideal é apagar tudo, inclusive as luzes do quarto. "Só quando estamos no escuro, o cérebro dá a ordem para a produção da melatonina, hormônio que induz ao estado de sono", diz a expert. Além disso, ficar digitando respostas a cada mensagem que chega e assistir a filmes na cama são hábitos que estimulam o cérebro, impedindo que a pessoa realmente relaxe e durma bem.

2. Vá para a academia
A primeira coisa de que abrimos mão quando estamos cansadas é a academia. Mas pular o exercício só piora as coisas, como afirma um estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, apenas 20 minutos de atividades moderadas - que pode ser nadar, correr e até fazer sexo - fornecem uma superdose de energia que dura o resto do dia. A prática também melhora o desânimo emocional. "Hormônios do prazer são liberados, relaxando a mente", diz o endocrinologista Daniel Leraria, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. "Já a fadiga muscular que resulta do exercício é rapidamente superada com alimentação correta.".

3. Evite alimentos gordurosos
Sabe aquela sensação de moleza que dá depois de comer uma feijoada? Ela pode ajudar a explicar como uma dieta gordurosa deixa você mais cansada, como concluiu um estudo da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos. "Para processar a gordura, o corpo altera a circulação sanguínea e concentra forças no intestino, onde ocorre a digestão", diz o nutrólogo Antonio Elias, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia. Enquanto isso, os músculos e o cérebro têm a irrigação diminuída, aumentando a sensação de moleza e sonolência. "Para quem anda cansado, recomendo dar preferência a alimentos com fibras, que têm digestão lenta e evitam picos altos ou baixos de energia", explica. O especialista sugere, por exemplo, trocar sobremesas gordurosas, como as que levam chantilly, por frutas com bagaço. "Laranja e manga vão dar ânimo na medida certa."

Espero que tenham gostado,
Beijinhos.