O Dia Internacional da Mulher vai muito além das flores, bombons e todas as celebrações de feminilidade, na verdade a data é apenas uma lembrança de todo o caminho que percorremos e que ainda temos a percorrer na busca por igualdade.
Ainda que a nossa luta permaneça ano após ano, temos que lidar com muitas campanhas publicitárias artificiais, que veem qualquer data como oportunidade de vender mais. O queremos é direitos iguais para sermos quem a gente quiser! Separei alguns itens que considero importante destacar dentre tudo que queremos, confira abaixo:
Respeito:
Seria um belo começo sermos respeitadas na rua, no trabalho e em casa. Já pensou que daora seria se a mulher fosse vista como uma igual, como um ser humano. E se não fosse pedir muito, respeitar as mulheres iria trazer várias coisas positivas, como um mundo com menos assédio, violência e comentários idiotas, afinal "gostosa" não é elogio.
Igualdade Salarial
Não queremos ganhar doces, queremos poder pagar pelos nossos próprios chocolates. No Brasil, nós mulheres ganhamos cerca de 75% do salário dos homens que exercem a mesma função. E se levarmos em consideração, no nosso país, as mulheres são a maioria nos cursos de graduação, mestrada e doutorado nos últimos dez anos, conforme dados do Capes.
Então acredito que nada mais justo que começamos a cobrar cada vez mais por igualdade salarial, ainda mais depois de ver o prognóstico do Fórum Econômico Mundial, que diz que a remuneração de homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo só será igual em 2095.
Eu não sei vocês, mas eu não gostei da ideia de viver mais 76 anos (na esperança) de ver a reversão desse cenário que não faz nenhum sentido atualmente.
Fim das Violências:
Vocês sabiam que a violência doméstica atinge 4 entre cada 10 mulheres? Uma mulher é estuprada a cada 10 minutos no Brasil. Parece que muitas mulheres vivem em um mundo paralelo de dor e sofrimento, onde o medo persiste. Tenho certeza que esse não é o mundo em que nenhuma de nós quer viver.
Enfim, queria muito lhe desejar um Feliz Dia da Mulher, mas acredito que não temos muito o que comemorar ainda. Nossa luta diária continua! Lembrando que juntas somos mais fortes!
E para lembrar do nosso poder, resolvi compartilhar algumas frases de inspiração:
Espero que tenha gostado do post! Grande beijo e até a próxima, Franci.
"Não queremos ganhar doces, queremos poder pagar pelos nossos próprios chocolates" VRÁAAAA! Postagem perfeita, Franci! Concordo com tudo, ainda temos muita luta pela frente.
ResponderExcluirUm beijão,
GABS | likegabs.blogspot.com
Simplesmente amei a matéria!
ResponderExcluir