É possível ganhar dinheiro com blog?

em 11/01/2019

Não faz muito tempo, eu repetia em diversos posts que meu blog não era minha fonte de renda, meu objetivo com esse espaço aqui era despretensioso e mais para me distrair da rotina diária. O principal motivo para não querer tentar monetizar o blog, era porque todas as maneiras de faze-lo requeriam trabalho duro e nenhuma dava garantia de retorno. Sem contar que eu nunca acreditei que fosse possível ganhar dinheiro com um público pequeno.


Como tem muitas meninas blogueiras que me acompanham por aqui, resolvi compartilhar com vocês um pouquinho do que aconteceu comigo, quando e como resolvi monetizar o blog. 

Faz um ano que larguei meu emprego no mercado convencional para me dedicar a minha loja online que até então não era o suficiente para me sustentar. As vendas não eram lá grandes coisas, a decisão de me jogar de cabeça nessa ideia foi difícil e eu não tomei sozinha, meu namorado veio comigo. Ambos desempregados, sem poupança e pagando aluguel, resolvemos nos dedicar a nossa loja de calçados femininos, que na época vendíamos 20 pares por mês. Agora faz as contas, 20 pares com uma média de valor de R$ 100 o par, tendo como contas fixas o aluguel, luz, água, internet, mercado e mercadoria para estoque. 

Confesso que foi bem difícil, mas nos dedicamos dia e noite, estudamos muito e conseguimos nos estabelecer no mercado. Mas não, não é sobre a loja que quero falar. Ao estudar muito sobre marketing online e meios de divulgar nosso negócio, acabei me deparando com diversos sites que ensinavam a "viver de blog" e depois que percebi que se em seis meses de dedicação com a loja eu consegui bons resultados, porque não tentar monetizar o blog? O que tenho a perder? O negócio está encaminhado e meu namorado dá conta sozinho, tenho mais tempo livre, poderia me organizar e tentar melhorar aqui.



Comecei buscando diversas dicas de Seo, ao estudar um pouco vi que isso era importante para melhorar o ranqueamento do blog no Google e esse era o primeiro objetivo. Tornar o blog responsivo e aplicar as técnicas de seo nos posts. Investi em vários cursinhos baratinhos e até alguns que são de graça e estão dispostos na internet. 

Em agosto de 2018 o blog foi aprovado pelo Adsense e fiquei mega feliz, agora iria começar a aparecer anúncios aqui, logo achei que já ia faturar aquela grana no primeiro mês (pessoa bobinha, acha que é fácil assim). Resultado: meu primeiro mês rendeu aproximadamente U$ 2 dólares. Bem, sinal que tinha que estudar mais e me dedicar mais por aqui.

Foi aí que descobri que o Pinterest podia ajudar a aumentar o tráfego orgânico do meu site. Li vários depoimentos de pessoas, várias técnicas e resolvi voltar a usar a plataforma diariamente, na tentativa de aumentar o meu público por aqui. Aumentou, não tanto quanto esperava, mais aumentou. Estava com cerca de 500 pageviews semanais antes do Pinterest e esse número passou para 3000 em dois meses. No entanto, isso não foi o suficiente para gerar bons ganhos com anúncios. Isso me rendia cerca de U$ 0,16 por dia. Foi a mesma coisa nos meses de outubro e novembro, parecia que o tráfego através da plataforma tinha estagnado. 



Foi aí então que encontrei na internet um e-book chamado Manual do Pinterest, com 66 páginas de muito conteúdo e estratégias. Gente, tô aplicando todas as dicas que constam nele e tô ficando boquiaberta a cada dia que olho o adsense do blog. As pageviews e os visitantes estão aumentando, aprendi a fazer meus posts viralizarem e converterem em cliques para o site. O mais legal, nos últimos 30 dias já fiz U$ 40 dólares só através dos anúncios. Pode parecer pouco, mas ainda para quem nunca acreditou que o blog pudesse render algum dinheiro, fico muito feliz de estar conseguindo a desenvolve-lo aos poucos.

Outra dica que tenho é o curso online Meu blog paga meus boletos, ele é baratinho e já ensina várias técnicas para quem tem um público pequeno. A linguagem é simples e didática.

Enfim, se você estiver pensando em desistir do seu bloguinho por ele não render nada, não desista, se inspira no que contei aqui e saiba que é sim possível! A internet está repleta de artigos, vídeos, cursinhos baratinhos que podem ajudar muito. Mas claro, o retorno vai depender exclusivamente da nossa paciência e persistência, nada vem do dia para noite.


Espero que tenha gostado do post! Tem alguma dica para quem está começando, ou alguma dúvida em que eu possa te ajudar? Deixa aí nos comentários! Grande beijo e até a próxima, Franci.

6 comentários , comente também!

  1. Nooossa, adorei as dicas! Me deu até um gás depois de ler esse post, pois confesso que estava deixando um pouco de lado as atualizações do blog, mas vou retomar de novo :)

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2019/01/caneta-delineadora-para-olhos-tracta.html
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  2. Muito útil as dicas, algumas ainda não conhecia.. bom saber!
    Arrasou.

    Beijos,

    http://nossoglamour.blogspot.com/2016/09/review-produtos-recebidos-zaful.html

    ResponderExcluir
  3. Que dicas ótimas! Esse Manual do Pinterest é gratuito?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é gratuito, mas o preço é bem bom considerando que são 66 páginas e possuem dicas muito boas. Eu por exemplo consegui o valor dele através do aumento do tráfego aqui. :)

      Excluir