Alimentos Funcionais para manter os Cabelos e a Pele Linda

em 06/05/2015


Estava aqui pensando que nessa rotina corrida que temos, muitas vezes acabamos comendo qualquer coisa rápida pela rua. Acompanhamento à rotina de uma amiga que faz acompanhamento médico alimentar, descobri que alguns alimentos, além de fazer bem a saúde também fazem muito bem para a beleza, contribuindo para a pele e os cabelos se manterem saudáveis. Listei alguns abaixo, espero que gostem!

Lentilha, Arroz e Feijão


Eles possuem aminoácidos que quando combinados dão origem as proteínas que formam o colágeno e a queratina, que são componentes que fortalecem os cabelos e assim consumidos todos os dias protegem os fios da queda. Ótimo né?

Amêndoas


Estas são ricas em flavonoides e vitamina E, sendo nutrientes essenciais para uma pele macia, saudável e ainda ajuda na prevenção do envelhecimento. Segundo um estudo do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, essas substâncias podem ajudar a afastar os radicais livres, isto é, previnem o envelhecimento e podem até mesmo reparar os danos causados pelo fumo.


Semente de Chia


Essas sementes contêm proteína e Ômega 3, ambos anti-inflamatórios, protegendo os cabelos de danos diários e deixando sua pele mais saudável. Também são ótimas para quem está de dieta, já que absorvem até 10 vezes de seu peso em água, prolongando a sensação de saciedade. Você pode consumir pequenas quantidades no iogurte, vitaminas, ou até mesmo na comida.

Espinafre


O espinafre é um ótimo antioxidante, pois contém vitamina C, E e beta-caroteno, que protegem sua pele contra os efeitos envelhecedores dos raios ultravioleta. Você pode consumir como salada ou refogado nas suas refeições principais.

Pimentões Vermelhos


Cada pimentão vermelho contém mais de 100% da nossa necessidade diária de vitamina C, além de fibra e vitamina B6. Também é rico em carotenoides que aumenta a circulação sanguínea na pele, um grande aliado no combate às espinhas e nas ruguinhas de expressão. 

Óleo de Coco


O óleo de coco contém ácido láurico, um poderoso agente anti-bacteriano e anti-viral, que protege contra vírus, infecções, inflamação e acne. O óleo também é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E, perfeitos para manter a pele hidratada, macia e sem rugas. 

Chá Verde


Ele contém a vitamina E que restaura o cabelo seco ou danificado, e a vitamina C que protege contra os danos da radiação UV e apresenta um alto teor de polifenóis e ômega 3, que dão brilho aos fios. Ótimo para quem tem cabelos oleosos, basta fazer um chá e usar como um último enxágue após lavar o cabelo. Além disso, as substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação.

Levedura de Cerveja


É uma das mais importantes fontes de vitaminas do complexo B, em especial da biotina que melhora o crescimento do cabelo e estimula as células da matriz do cabelo. Isso quer dizer que ajuda o crescimento saudável de seus cabelos a ainda protege contra a queda. 


Alimentos Alaranjados


Estes possuem na sua composição o betacaroteno que ajuda na vitalidade e crescimento do cabelo, pois colabora na manutenção dos tecidos e cabelos. Como também são antioxidantes contribuem para que não haja oxidação do bulbo capilar, o que além de provocar queda de cabelo, pode deixar os cabelos mais grisalhos. 

Espero que vocês tenham gostado e consigam inserir alguns desses alimentos nas suas refeições. Grande beijo e até a próxima, Franci.

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário