Os Slides mais importantes do Internet Trends

em 02/08/2017

Heeey, pessoal! Tudo certo com vocês? Como não é só de Moda que ser vive, hoje resolvi trazer um post com um conteúdo bem bacana para aquelas pessoas que estão inseridas/trabalhando com a internet. Internet Trends, é o mais importante relatório anual sobre internet, publicado pela consultoria Kleiner Perkins e organizado por Mary Meeker, trata-se de um documento completíssimo. O deste ano, veio com 355 slides. Após a leitura, resolvi organizar aqui um resumo pra quem não vai ter tempo de ler tudo, com alguns slides que nos chamaram a atenção.

O investimento em mídia digital passou pela primeira vez na história o investimento em TV no ano passado.
Vejam como a divisão do investimento em publicidade nos EUA segue exatamente o tempo que as pessoas dedicam em cada meio e como há um discrepância em mídia impressa (print) e como o investimento em mobile deve crescer nos próximos anos. Seguindo essa lógica, será que o investimento em print vai continuar a diminuir?
O uso de publicidade em dispositivos móveis para levar pessoas a lojas físicas cresceu 5x no último ano e já acumula mais de 5 bilhões de visitas monitoradas. Anúncios em mobile que levam para lojas ‘de verdade’ são uma tendência fortíssima.
Imagens reais, criadas por pessoas de verdade e usadas por marcas, convertem quase 7 vezes mais do que aquelas ‘bonitinhas’, mas com caras mais artificiais.
Google Lens, a nova tecnologia que o Google está disponibilizando, vai unir informações de busca sobre imagens captadas pela câmera do celular. Isso vai acelerar de forma inimaginável o processo de integração de dados com o mundo físico.
Quem tem criança pequena em casa e usa assistentes com voz, já viu que elas não querem saber de outra vida. Os adultos podem achar estranho falar com assistentes virtuais, mas as crianças não. E a velocidade com que os assisntentes estão chegando às casas das pessoas vai mudar a realidade em pouco tempo.
O que é um anúncio e o que é um conteúdo amador e o que ajuda a converter em vendas, cada vez tem menos separação, seja pelo formato, seja pela plataforma.
Enquanto há um recorde de lojas físicas fechando nos Estados Unidos, há toda uma nova geração de lojas chegando. Talvez o problema não seja a loja física, mas o modelo ultrapassado de experiência de compra. Vem aí uma nova revolução no ponto de venda.
Com cada vez mais serviços por assinatura pra gente gerenciar, as lojas de assinaturas estão chegando, como esta oferecida pela Amazon, onde é possível resolver tudo em um único lugar.
É isso mesmo que você leu: 1/3 da população mundial joga games! E veja o crescimento desde 1995.
A evolução de 45 anos de games em uma só tela. Desde os jogos solitários na sala de casa, até os ambientes online com milhões de pessoas conectadas.
Este é um dado bastante comentado, mas aqui colocado em gráfico. A média de idade dos gamers nos EUA é de 35 anos. A MÉDIA. Ao contrário do que se pode pensar, games não são uma coisa de criança. E podemos assumir que Brasil esta média não deve ser muito diferente.
Quando os games influenciam a realidade. A transmissão dos jogos mudou em função dos ângulos de câmera colocados nos games ao longo dos anos. Os games cada vez mais se parecem com a realidade, mas a realidade imita os games também.
E o tempo dedicado aos games no mobile, só aumenta. Cresceu 33% nos últimos dois anos!
Veja que bacana. Os games baseados em dados de jogadores e times de verdade, tem previsto a realidade em impressionantes 71% das vezes nos últimos 13 anos. Tem sido possível prever não só os finalistas, mas os vencedores do Super Bowl desde 2004.
A partir dos anos 2000, com o aparecimento do MP3, a indústria da música só viu sua receita diminuir ano a ano, no que parecia ser o seu fim. A partir da chegada dos serviços de streaming, a queda é interrompida e vê em 2015 uma recuperação pela primeira vez em 15 anos. Não se sabe se vai ser possível voltar aos patamares iniciais, mas o sinal é positivo.
O cenário para o mercado musical parece positivo, em especial quando olhamos no detalhe os números de usuários e receita do Spotify, o principal serviço de assinatura de música do mundo.
E falando em serviços por assinatura, o relatório não podia deixar de lado uma análise sobre o Netflix. Veja os números de audiência das principais redes americanas num comparativo de 2010/11 com 2015/16. Atenção para o crescimento do Netflix neste período, praticamente TODAS as outras redes diminuíram.
E um gráfico mostrando o crescimento do Netflix desde a sua fundação em 1999. Sim, o Netflix já existe há 18 anos. Veja que ele sempre cresceu bem, mas a curva ganha uma inflexão maior a partir do momento em que ele se torna o serviço de streaming. E continua numa ascendente impressionante.
Esse gráfico chama a atenção pelo share do mercado de home entertainment nos EUA, onde o Netflix chegou a mais de 30% de share em menos de 10 anos.
Este talvez seja o slide mais importante de toda a apresentação, na minha opinião.
Esta tela resume bem o terror de todas as empresas mais tradicionais, que têm tido dificuldade de se renovar em função do tamanho de sua estrutura e seus legados. Os serviços de assinatura tem ganhado um espaço absurdo por agradar muito mais os usuários, com qualidades diretamente ligadas à experiência de uso.
Isso mostra o quão ameaçadas estão as grandes estruturas e a importância do design de serviço e de experiência para todos os negócios, sejam eles serviços de assinatura de conteúdo, lojas físicas, bancos, telecoms, autos. A lógica vai ser a mesma em todas as indústrias.
E este é o gráfico mais aterrorizante. Veja o crescimento do uso de spam para fins maléficos nos últimos dois anos. É assustador e estamos só começando a viver uma era de enormes problemas de segurança digital.
Como dizem os americanos, “goes without saying”, mas se alguém ainda tinha alguma dúvida da relevâncias das empresas de tecnologia, aí está a lista das 20 maiores empresas americanas em valor de mercado. As top 5 são de tecnologia e 40% das 20 maiores também.
Espero que tenham gostado! Grande beijo, Fran.
Se quiser me acompanhar nas redes sociais:

Snap: franciklein @blogdelirioscotidianos Youtube

8 comentários , comente também!

  1. Nossa muita informação bacana , diante de tudo isso não tem como não atestar que a Internet passou a TV, eu mesma prefiro , adorei mesmo o post !

    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Franci!!! Amei esse POST! Mega informativo mesmo!!! E viva a internet! Esse segmento tende só a crescer mesmo... 😘❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, facilita muito nossa vida... não tem como não amar. Mil beijos.

      Excluir
  3. Nossa que post maravilhoso. Adorei as informações
    a internet passou completamente a tv e tanto que muitos artistas
    estão entrando neste mundo. Amei muito seu blog já estou seguindo

    🌸UM SUPER BEIJO🌸

    💻 www.jessicamourablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jéssica! Muita gente famosa está aderindo ao uso do meio para se promover e realizar trabalhos aleatórios. :)

      Excluir
  4. Nossa, adorei as informações! Com esses slides conseguimos ver como a mídia online tá crescendo né? É só tomar cuidado pra não virar uma tv da vida né?

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir