Pessoal | Para meu eu aos 18 anos

em 17/08/2015



Querida Franci de dezoito anos,

Nesta altura da tua vida pensavas que terias tudo sob controle, que as coisas iam acontecer como deviam e que dentro de alguns meses a tua vida iria mudar. Agora, ambas sabemos que não foi bem assim e nessa altura te custou aceitar as razões que levaram a isso.

Queria eu poder te avisar mais cedo sobre o que irias encontrar e sobre o que tinhas que lidar: os abanares de cabeça te reprovando, as palavras de força carregadas de falso apoio. Muita gente vai tentar fazer com que se sintas inferior, só porque não foste para a faculdade como o resto das pessoas da tua idade, recém saídas do ensino médio.

Posso te dizer que os próximos cinco anos da tua vida vão ser um mar rosas, mas dai estarei mentindo.

Se olhar para frente vai pensar que não fizeste nada de valor na tua vida, mas deixa-me te dizer que estás enganada. Tu quer sempre ser a melhor em tudo e por vezes esquece das tuas pequenas vitórias e novas descobertas.

Não vou negar que vai haver alturas em que tu vai querer mandar tudo a pqp. E que vais questionar porque é que andas a remar contra a maré e se não podes pousar os remos. Não. Não pode. E não te preocupe, pois não vai o fazer.

Nos próximos cinco anos tu vai viver muitas experiências. Vai dizer sim muitas vezes que as coisas te assustarem. Vai sair da tua zona de conforto e descobrir que, afinal, estava a te privar de muita coisa por medo. Vai deixar de pedir desculpas por ser quem tu és, por rir alto e por se recusar a se anular seja por quem for.

Sei também que estará inquieta, estressada e a contar os nanosegundo até o momento em que estará fazendo aquilo que deseja desde que te conheces como pessoa. Eu sei que vai passar muitas noites em branco com ataques de pânico e duvidas a te nublar a cabeça, por ser incapaz de imaginar onde estará daqui a um ano. Há tanta incerteza em como vão ser seus próximos anos, mas tu vai ficar bem. Incrivelmente bem. :)

E não pense que a tua vida vai começar atrasada em comparação a das outras pessoas. Vai viver tanto ou mais que qualquer outra pessoa e vai gostar de todos os minutos, até daqueles que vão te deixar infeliz durante uns tempos.

No fim a tua persistência será recompensada e poderás recolher os frutos (agora é isso que nós esperamos). Pois o ponto de viragem da tua vida é agora e tu está mais preparada do que muitas vezes estiveste. Sempre viste o lado positivo das coisas, mas agora é que consegues acreditar, finalmente, nele.

Obs.: aquela camisola de gola alta que vais comprar, vai ser uma má ideia.

Com amor,
A Franci de vinte e três anos.

6 comentários , comente também!

  1. Ai acho que nos 18 todo mundo tem uma certa crise, né? Tive a minha aos 20 e me pergunto porque, passei na faculdade, consegui o estágio (não na área que desejo!) e assim vai a vida,mas ainda falta algo, acho que vou fazer uma carta pra Carla antiga, quem sabe me ajude haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que quase todos pensamos que a partir dos 18 anos vai ocorrer uma mega transformação na vida, mas nem sempre é assim. Ai a gente descobre que as coisas acontecem aos poucos. Querendo ou não, acho que sempre vamos ter aquele sentimento de que algo está faltando, até porque estamos em constante mudança e isso influencia bastante nesse sentimento. Mas escreve sim, isso é bom, sem contar que tu revive algumas lembranças na memória.

      Excluir
  2. Menina...realmente heim ..hoje vejo como muita percepção minha mudou ao passar dos anos...
    E sei que irei mudando mais e mais...
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sem duvida! Mas mudanças são sempre boas, sempre nos ensinam algo, só tem que aprender a lidar com ela.

      Obrigada pela visita. :)

      Excluir
  3. Nossa, me vi na sua carta! Quando passamos dos dezoito começamos a entender o quanto a vida não é simples como no ensino médio, que tudo na vida conseguimos com muito trabalho duro e persistência. O pior é que geralmente ficamos sem saber para onde ir, qual caminho seguir. E esses sentimos nos afrigem tanto... Mas o segredo, é ter um foco e segui-lo, sem perder a alegria e se não der certo ao menos aproveitamos a caminhada.
    Adorei seu post me fez refletir kkk.
    Bjus, da Luh
    https://livrosevitrolas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Luh! Sem duvida, nessa idade se inicia uma fase de muitas duvidas, que vão persistir às vezes por toda a nossa vida. O bom é que a maioria aprender a lidar com isso e se sai bem. Como tu disse, o segredo é ter um foco. :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir